Pesquisar no blog

domingo, 18 de março de 2012

A Evolução Moral e Intelectual do Homem


Livro: A Transição Planetária do Homem
Autor: Djalma santos 
Breve trecho onde é demonstrada a história da evolução intelectual do homem

A partir do século XVII, apareceram com mais nitidez as luzes da inteligência humana, com a teoria formal da lógica indutiva, descoberta pelo inglês Francis Bacon; Descartes formulou a geometria analítica; Torricelli inventou o barômetro;  Boyle descobriu a relação entre a pressão e o volume do gás; Blaise Pascal lançou as bases da hidráulica; Isaac Newton apresentou a teoria da gravitação, da mecânica e do cálculo, e ainda as leis do movimento, da teoria corpuscular da luz e o teorema binominal; No século XIX, muitas novidades aparecem: Kirchhoff descobre a espectroscopia; Edson descobre a lâmpada; Darwin pública a teoria da origem das espécies por via da seleção natural; James Maxwell estrutura a teoria matemática da radiação eletromagnética;

Breve trecho onde é demonstrada a história da evolução moral do homem

Inquisição medieval: Fundada em 1184 no Languedouc (Sul da França); 1914 a 1918 – Acontece a 1º guerra mundial; 1932 - É descoberta a bomba nuclear; 1939 a 1945 – Período da 2º guerra mundial; Agosto de 1945 - É lançada a bomba nuclear em Hiroshima e Nagasaki; 11 de Setembro de 2001 – Acontece o maior atentado terrorista nos EUA; 2001-2003: Crise do desarmamento iraquiano; Aumento no consumo de gasolina afeta metas ambientais; Violência já matou mais de 9.000 pessoas em um ano de revolta, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH); Indústria do fumo tem aumento percentual; Índice de assaltos no Brasil é alarmante.

Conclusão

Em todos esses anos, o homem evoluiu bastante em intelectualidade, Porém, moralmente, a evolução foi praticamente nula. Vimos ao longo da história, grandes descobertas, invenções incríveis... Assim como também vimos a maioria dessas invenções serem usadas para promover grandes guerras, assassinatos, injustiças e etc. A ciência que deveria ser usada na linha construtiva, foi utilizada na linha destrutiva. 

Na sociedade, ainda presenciamos preconceito racial, social, religioso... Pessoas enganando seu semelhante, tirando vantagem, roubando, matando, seqüestrando, desmatando florestas, maltratando animais, jogando lixo nos mares, acabando com os recursos hídricos, destruindo a camada de ozônio, provocando efeito estufa...

Presenciamos a passagem de grandes pessoas, como Dalai Lama, Madre Tereza, Chico Xavier, Mahatma Gandhi e etc., a fim de auxiliar o progresso moral do homem, mas mesmo com toda essa gama de ensinamentos e exemplos nós continuamos cometendo os mesmos absurdos, desafiando as leis naturais a todo o momento, provando que aprendemos muito pouco e que ainda há de caminharmos bastante em matéria de moralidade.

O planeta sofre! Nós vivemos em uma atmosfera negra, psicosfera angustiante, cheia de tristeza, egoísmo, vaidade, inveja, doenças e outros sentimentos negativos. Trilhamos um caminho de dor e sofrimento ao longo desses milênios, mas gradativamente a humanidade crescerá e a treva será dissipada por total.

Um comentário:

  1. Parabens pelo lindo e verdadeiro texto sobre nossa evolução, concordo plenamente.

    ResponderExcluir