Pesquisar no blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ectoplasma


O ectoplasma na ciência material é uma substância gelatinosa que fica entre a membrana e o núcleo da célula ou a porção periférica do citoplasma.

Já na ciência espiritual é uma substância bioplasmática que os espíritos usam para se materializarem, possibilitando a qualquer um que está no ambiente vê-lo, conversar e até mesmo tocá-lo, e dando a propriedade do desencarnado atuar sobre a matéria. Apresenta-se sobre um aspecto viscoso, esbranquiçado, quase transparente, com reflexos leitosos, e é sensível a luz.
 
“o ectoplasma é geralmente conhecido como um plasma de origem psíquica, que se exala principalmente do médium de efeitos físicos e um pouco dos outros. Trata-se de uma substância delicadíssima que se situa entre o perispírito e o corpo físico e, embora seja algo disforme, é dotada de forte vitalidade, servindo de alavanca para interligar os planos físico e espiritual.”

Na passagem bíblica onde dizem que Jesus “ressuscitou”, ou seja, voltou num corpo que já estava em estado de decomposição, (o que cientificamente é impossível), o que houve na verdade foi uma materialização.

Esses tipos de médiuns são extremamente raros. recomendo a leitura de "No país das sombras", lá eles contam a história de uma mulher que tinha como principal mediunidade a materialização.

“O ectoplasma também está presentes nos minerais, vegetais e demais animais, mas não é igual ao dos seres humanos.”

“No livro espírito, perispírito e alma, Hermani Guimarães Andrade propõe a existência dos seguintes tipos de ectoplasma: ectomineroplasma, originário dos materiais minerais; ectofitoplasma, extraído dos vegetais; ectozooplasma, pelos animais; ectohumanoplasma: gerado pelos humanos. Mas para efeito de simplificação de terminologia, no sentido de tornar o significado mais acessível às pessoas, podemos dizer apenas ectoplasma mineral, vegetal, animal e humano.”

“O ectoplasma é um combinado de substâncias. Quando os espíritos desencarnados podem dispor dele em bastante quantidade, utilizam-no para a produção de fenômenos mediúnicos de efeitos físicos, combinando-o com outras substâncias extraídas do reservatório oculto da natureza.”

“(...) Os fluidos resultantes da alimentação, da respiração e da atividade celular são captados por meio dos chacras gástrico e esplênico, transformando-se em ectoplasma no interior do duplo etérico. Poderíamos chamar isso de “metabolismo do ectoplasma”. Mas é bom lembrar: nas materializações ou nos fenômenos de efeitos físicos, não se usa diretamente o ectoplasma humano que exala do médium. É preciso combiná-lo com outros dois tipos de fluidos (espirituais e da natureza) para obtermos o ectoplasma elaborado.”

E isso é só um resumo sobre o assunto. Se você quiser se aprofundar, leia o Livro dos Médiuns de Allan Kardec. Procure também outras literaturas espíritas.

NOTA: O trecho em itálico foi retirado da Revista Cristão de Espiritismo- Edição Especial - ano 2 - n° 06 - março / abril de 2003. Uma excelente revista! Recomendo a todos vocês que gostam de temas espíritas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário