Pesquisar no blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

Efeitos Físicos


Há muito tempo, ouço falar nesses fenômenos de aparições de objetos que as pessoas nunca tinham visto em suas casas, assim como o sumiço dos mesmos, aparição de agulhas no interior de corpos humanos sem a vítima ao menos se lembrar de como aquilo aconteceu.

Nos grupos de estudos espíritas, isso são os chamados efeitos físicos, ou seja, é a ação de um espírito sobre a matéria, com o auxílio de um médium doador de uma energia bioplasmática, o ectoplasma das células (sendo que até hoje não consegui entender como se daria o processo de transferência) que se combinaria com as energias do espírito e ele poderia agir diretamente sobre a matéria, podendo assim movimentar, bater, fazer flutuar e quebrar qualquer tipo de material, não importando a sua densidade (massa e extensão).

Eu nunca vi fenômenos desse tipo acontecerem, mas pessoalmente já presenciei no mínimo coisas estranhas. Estava deitado no sofá, vendo televisão, e de repente, em menos de um segundo, a porta da estante abre e fecha sozinha.

Há pouco tempo, estava de posse da Revista Cristã de Espiritismo, que fala sobre o assunto de forma clara. No caso específico é Apport e Endopport. Achei interessante, e resolvi deixar um trecho da matéria. Espero que gostem.

Antes de tudo, já que vamos utilizar termos estrangeiros de origem francesa, vamos esclarecer o que significam. Segundo o dicionário Larousse, a palavra “apport” vem do infinito o verbo “apporter”, que significa “trazer”, enquanto que “Endopport” significa “trazer para dentro”.
Mas, afinal de contas, o que vem a ser apport e Endopport? De acordo com estudiosos das manifestações mediúnicas, especialmente os fenômenos do vampirismo nos quais estão incluídas estas palavras, Apport e Endopport estão classificados na parapsicologia com o nome de “psi-kapa”, ou seja, são fenômenos de efeitos físicos dentro do espiritismo.
O apport é o fenômeno de introdução de objetos em locais ou móveis fechados. Por exemplo: uma flor, uma cadeira, uma pedra e etc..., são transportadas para uma sala totalmente fechada e sem nenhuma abertura por onde esses objetos possam passar. William Crookes, cientista e estudioso da doutrina que, a princípio, não acreditava nessa possibilidade e desafiou os espíritos a fazer uma coisa muito mais simples: baixar o prato de uma balança lacrada de laboratório. Porém, ao prosseguir em suas pesquisas, Crookes viu e constatou a veracidade do fenômeno com objetos maiores e, muitas vezes, bastantes pesados conforme relata em seu livro fatos espíritas.
No entanto, nas atuais pesquisas da parapsicologia, esses fenômenos considerados como fenômenos de ação diretamente da mente sobre a matéria foram e continuam sendo produzidos. Até mesmo corpos humanos podem ser transportados de um local para o outro sem que se perceba por onde passaram. 
Mas porque fenômenos como esses acontecem e com que objetivo? Os espíritos perturbadores se valem desse fenômeno para assustar ou amedrontar suas vítimas. O prof. Friedrich Zollner, em seu livro física transcendental, relata suas experiências com esses fenômenos na universidade de Leipzig, na Alemanha. Pesquisadores da universidade de Kirov, na Rússia, constataram e explicaram a mecânica destes fenômenos como sendo produzidos por emissões de corrente energética do corpo bioplasmático (perispírito) do médium. Assim, apesar das críticas, está perfeitamente confirmada a existência do apport. Quanto ao fenômeno de Endopport, ele é um pouco mais complexo, pois se refere à introdução de objetos no corpo humano. Ele ainda não teve uma explicação científica suficientemente comprovada por experiências de laboratório. Encarnado com desconfiança no próprio meio espírita, apenas ultimamente, pela multiplicação de suas ocorrências, é que vem despertando a atenção dos estudiosos e pesquisadores. Concorre muito para esse desinteresse o fato do Endopport ser considerado, na medicina psiquiátrica, como um simples ato de autoflagelação.
O endopport está intimamente ligado aos casos de vampirismo (obsessão) e os observadores espíritas o consideram um fenômeno bifronte, pode ser autoflagelação em alguns casos ou efeitos físicos em outros. E mesmo nos casos de possível autoflagelação, é admissível a interferência do obsessor em suas manifestações
.
NOTA: O trecho em itálico foi retirado da Revista Cristão de Espiritismo- Edição Especial - ano 2 - n° 06 - março / abril de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário