Pesquisar no blog

sábado, 26 de março de 2011

Para onde deve ir o óleo?

      

       Atenção! Nós sabemos que o óleo de cozinha usado nos seus dias do mês para fazer deliciosos aperitivos para sua família ou para você mesmo, não pode ser jogado na natureza. Existem vários locais que recebem esse tipo de produto para reciclá-lo e impedir a agressão a nossa querida mãe terra. O óleo quando lançado nos ralos ou pias, polui córregos, rios (1L de óleo, polui 10.000L de água), retarda o crescimento vegetal e a oxidação da água que entrava o desabrochar da vida, dentre outros fatores.

       Quando lançado no solo, pode impermeabilizá-lo, impedindo que a água se infiltre e futuramente ocasionando enchentes.

       Porém, quando reciclado, nós podemos fabricar: sabão em pedra, detergente, biodiesel, massa de vidro...

       Dentre todos os produtos fabricados com o reaproveitamento do óleo, o biodiesel é um dos mais importantes, pois evita parte do lançamento de enxofre na atmosfera, substância essa que está presente no outro óleo derivado do petróleo.

       Sua fabricação se dá através de um processo chamado transesterificação, que é uma reação química entre óleos vegetais (novos ou usados) e álcool de cana de açúcar ou metanol (álcool que tem origem no gás natural ou petróleo). Este processo permite que o biodiesel seja também biodegradável.

       1L de óleo, produz até 800mL de biodiesel.

        O processo também gera o glicerol, uma substância empregada nas indústrias e com usos farmacêuticos, alimentícios, perfumaria, plástico e muitos outros.

        Eu acredito que ninguém gosta de sofrer com enchentes, visualizar rios poluídos, solo degradado...

      Para que isso não aconteça, basta a sua cooperação para com a natureza. Você ajudando-a, automaticamente está se ajudando; vivendo em um ambiente limpo.

       Então pessoal, não joguem seu óleo ralo a baixo. Doe ou até venda-o para instituições que saberão o que fazer com ele. Quem não sabe para onde doar, é só fazer contato comigo mesmo através do email: rafaeldefrias@ymail.com ou pelo twitter: @DarwinLestrange

       O processo para doação é simples: Você armazena numa garrafa pet, toda sobra de óleo (evite garrafas de vidro, pois elas podem quebrar e causar alguns acidentes; além de você perder o conteúdo) e então faça contato com algum local que aproveite-o (como falado acima).

       Vamos dissipar a poluição do planeta!

       Contribua!

Um comentário:

  1. Muito lindo seu blog Rafa!

    Um excelente trabalho e um tema que precisa mesmo ser abordado!

    Beijos

    ResponderExcluir