Pesquisar no blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Asteróide, Meteoróide, Meteoro e Meteorito: Diferença básica


Existe certa diferença entre: Meteorito, meteoróide, meteoro e asteróide. É comum vermos pessoas no cotidiano confundindo essas palavras. Um grande erro! Deixo aqui a diferença básica.

Asteróide: Objeto cósmico rochoso que está fora do Planeta Terra.  Entre as órbitas de Marte e Júpiter observamos o cinturão de asteroides onde alguns podem ser atraídos pela gravidade de determinado astro.

Meteoróide: Objeto cósmico rochoso, porém, muito menor do que um asteróide..

Meteoro: Asteróide ou Meteoróide que entra na atmosfera terrestre produzindo efeitos luminosos devido ao atrito com os gases atmosféricos (Popularmente conhecido como estrela cadente).

Meteorito: Meteoro que não se desintegra por completo durante o choque com a atmosfera terrena e alguns fragmentos (de grandes ou pequenas dimensões) são conservados na superfície do planeta. Esses pedaços de meteoro normalmente carregam informações científicas valiosas.

Asteróide Gaspra 951

Uma das teorias sobre asteróides diz que os esses são sobras da formação de planetas rochosos e os cometas são sobras de planetas gasosos; possuem formato irregular. 

               




Nenhum comentário:

Postar um comentário