Pesquisar no blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

Reciclagem

       Palavra originada do inglês recycle (re= repitir, cycle= ciclo), ou seja, reaproveitar materiais que são considerados "lixo" e transformá-los em matéria prima para outra coisa.

         A reciclagem ganhou espaço na mídia Brasileira no início da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza.
      
       Reciclar traz grandes benefícios para o meio ambiente, para econômia e para a própria sociedade.

       Ao meio ambiente ajuda a reduzir o acúmulo de resíduos na natureza,  que podem maltratar o nosso solo, a água, o ar... Provocando mortandade de animais, transportando patologias aos nossos organismos e etc. Com a reciclagem, esses materias são reaproveitados e utilizados para benefício a própria humanidade.

       Em relação a economia, pode freiar o excesso de exploração dos recursos naturais.

      E para sociedade, ajuda gerando empregos; do catador de papelão ao dono do reciclado, muitas pessoas já estão utilizando a reciclagem como fonte de renda para sua sobrevivência. Sustentam famílias inteiras com o trabalho (lembrando que a utilização dos resíduos deve ser feito com cuidado, a fim de evitar contaminação).

      Importante é diferenciar reciclagem de reutilização.

      A reciclagem permite que o material reaproveitado volte ao seu estado original, igual em todas as características. Já a reutilização, não permite tal coisa, o material será reconstituído com características diferentes.

       O colégio onde terminei o ensino médio, oferecia um curso de meio ambiente. Lembro-me que eles fizeram as lixeiras com as respectivas cores correspondentes aos materias.

      Azul - Papel
      Vermelho - Plástico
      Amarelo - Metal
      Verde - Vidro 

      (esses são os materias mais comuns no nosso cotidiano)

      Também existem outras cores que são:

      Roxo - Resíduos radioativos
      Branco - Resíduos hospitalares
      Laranja - Resíduos perigosos
      Preto - Madeira
      Marrom - Resíduos orgânicos
      Cinza - Resíduo gealmente não reciclável ou contaminados
        
      Espero que vc tenha aprendido mais um pouquinho sobre reciclagem. Tente conscientizar o vizinho, os amigos e principalmente os familiares. Se cada um fizer sua parte, a natureza irá agradecer e nós viveremos em melhores condições. 

      

Um comentário: