Pesquisar no blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ectoplasma


O ectoplasma na ciência material é uma substância gelatinosa que fica entre a membrana e o núcleo da célula ou a porção periférica do citoplasma.

Já na ciência espiritual é uma substância bioplasmática que os espíritos usam para se materializarem, possibilitando a qualquer um que está no ambiente vê-lo, conversar e até mesmo tocá-lo, e dando a propriedade do desencarnado atuar sobre a matéria. Apresenta-se sobre um aspecto viscoso, esbranquiçado, quase transparente, com reflexos leitosos, e é sensível a luz.
 
“o ectoplasma é geralmente conhecido como um plasma de origem psíquica, que se exala principalmente do médium de efeitos físicos e um pouco dos outros. Trata-se de uma substância delicadíssima que se situa entre o perispírito e o corpo físico e, embora seja algo disforme, é dotada de forte vitalidade, servindo de alavanca para interligar os planos físico e espiritual.”

Na passagem bíblica onde dizem que Jesus “ressuscitou”, ou seja, voltou num corpo que já estava em estado de decomposição, (o que cientificamente é impossível), o que houve na verdade foi uma materialização.

Esses tipos de médiuns são extremamente raros. recomendo a leitura de "No país das sombras", lá eles contam a história de uma mulher que tinha como principal mediunidade a materialização.

“O ectoplasma também está presentes nos minerais, vegetais e demais animais, mas não é igual ao dos seres humanos.”

“No livro espírito, perispírito e alma, Hermani Guimarães Andrade propõe a existência dos seguintes tipos de ectoplasma: ectomineroplasma, originário dos materiais minerais; ectofitoplasma, extraído dos vegetais; ectozooplasma, pelos animais; ectohumanoplasma: gerado pelos humanos. Mas para efeito de simplificação de terminologia, no sentido de tornar o significado mais acessível às pessoas, podemos dizer apenas ectoplasma mineral, vegetal, animal e humano.”

“O ectoplasma é um combinado de substâncias. Quando os espíritos desencarnados podem dispor dele em bastante quantidade, utilizam-no para a produção de fenômenos mediúnicos de efeitos físicos, combinando-o com outras substâncias extraídas do reservatório oculto da natureza.”

“(...) Os fluidos resultantes da alimentação, da respiração e da atividade celular são captados por meio dos chacras gástrico e esplênico, transformando-se em ectoplasma no interior do duplo etérico. Poderíamos chamar isso de “metabolismo do ectoplasma”. Mas é bom lembrar: nas materializações ou nos fenômenos de efeitos físicos, não se usa diretamente o ectoplasma humano que exala do médium. É preciso combiná-lo com outros dois tipos de fluidos (espirituais e da natureza) para obtermos o ectoplasma elaborado.”

E isso é só um resumo sobre o assunto. Se você quiser se aprofundar, leia o Livro dos Médiuns de Allan Kardec. Procure também outras literaturas espíritas.

NOTA: O trecho em itálico foi retirado da Revista Cristão de Espiritismo- Edição Especial - ano 2 - n° 06 - março / abril de 2003. Uma excelente revista! Recomendo a todos vocês que gostam de temas espíritas.


sábado, 24 de março de 2012

Gótico: A História


A história gótica tem sua origem num povo Bárbaro Germânico chamado Godo, que invadiram o império Romano durante o século III e se converteram ao Cristianismo. Veio a diluir-se por volta do ano 700 D.C.
O termo Godo passou a ser chamado pejorativamente de Gótico, para designar tudo aquilo que era relativo à barbárie, até chegar há um nível profundo de desprezo entre os outros povos. Desse jeito começou a difundir-se a cultura Gótica:

 Arquitetura: Constitui-se de castelos, catedrais e outras construções fortes e resistentes, com abóbodas muito elevadas que se apoiam em pilastras ou colunas. Foram desenvolvidas na França durante o período medieval, e eram chamadas de Opus Francigenum, que significa obras Francesas. Somente no final da Renascença, esse estilo arquitetônico ficou conhecido como gótico.
Atualmente o estilo ainda está presente nas catedrais de Notre-Dame, Chartres e outras.

 Literatura: Algumas dessas construções serviram de palco para grandes poetas criarem suas histórias de vampiros, Monstros, lobisomens e etc. Uma das mais conhecidas é o Corvo, que virou filme e fez sucesso na década de 90.
Também foi caracterizada no século XVIII pelo Romantismo, movimento que surgiu como uma reação a outros tipos de gêneros literários da época. Era uma espécie de literatura romântica que trazia cenários sombrios, como cemitérios e lugares mal assombrado, e ficou conhecido como Gothicism (Goticismo), termo de origem inglesa que é associado ao conjunto de obras góticas. Posteriormente, surge o Ultra-Romantismo que envolve uma literatura mórbida e extremamente dramática (envolvendo depressão, suicídio e tudo mais).

Estilo: Os Góticos normalmente gostam de andar de preto, apreciar a noite, maquiagem pesada, unhas negras, correntes, botas plataforma, crucifixo... (sendo que isso não constitui nenhum tipo de regra).  Esse estilo de roupas e acessórios surgiu na década de 70, logo após o movimento punk, quando o estilo gótico começou a entrar em ascensão. Quando chegou ao Brasil era chamado de Dark, mas algum tempo depois, assumiu o nome de origem. Bandas como The Sisters of Mercy, Joy Division e etc., começaram a entrar em cena com o visual negro e desse jeito o estilo foi ganhando seu espaço.
           Na década de 90 surgi a Cultura Obscura, que tem suas raízes no Ultra-Romantismo do século XVIII, ou seja, são músicas voltadas a melancolia, pessimismo e morte.

           Atualmente, nós vemos o estilo gótico mesclado com vários outros estilos musicais, como por exemplo: Música Eletrônica, Metal, Música Clássica... E é conhecido em praticamente todo o mundo, sendo mais forte na Europa (principalmente na Alemanha e Bélgica).

Gótico não é religião. Normalmente os góticos não têm nenhuma opinião formada sobre o assunto (pelo menos os que eu conheci). 

como vemos a história gótica já passou por várias etapas. 

Particularmente eu gosto de algumas bandas: Tristania, Kamelot, After Forever, L’âme Immortelle, Nightwish, Noturna, Mandragora Scream, Xandria, Revamp, Draconian, Sirenia e mais algumas.

quinta-feira, 22 de março de 2012

O Poder Dos Cristais



Um cristal é um sólido no qual os constituintes (sejam eles átomos, moléculas ou íons) organizados num padrão tridimensional bem definido, que se repete no espaço, forman uma estrutura com uma geometria específica. 

Em química e mineralogia, um cristal é uma forma da matéria na qual as partículas constituintes estão agregadas regularmente, criando uma estrutura cristalina que se manifesta macroscopicamente por assumir a forma externa de um sólido de faces planas regularmente arranjadas, em geral com elevado grau de simetria tridimensional.

Essa é basicamente a explicação científica sobre os cristais, que são grandes canalizadores de energias. Muitos povos antigos já faziam uso dessas pedras, como os Egípcios, Atlantes, Celtas e outros, fazendo uma doação ou recepção energética através dos minerais. Faziam suas magias, poções, dentre outras coisas, tendo como principal agente algum tipo de cristal.

A forma e a cor desses objetos variam muito. Cada um tem a sua egrégora correspondente:

Vermelho: Relacionada à paixão, desejo sexual, sensualidade.
Laranja: Está ligada a energia ígnea, incentiva as atividades físicas.
Amarelo: Representa a lógica, o homem agindo com a inteligência e não com o instinto.
Verde: Tranqüilidade, esperança e harmonia (bom para eliminar pensamentos melancólicos)
Azul: saúde, bem estar, prazer de viver.
Anil: Estimula a vontade de viver, de ir além, criar novas idéias.
Violeta: Transmutação, bom para quem está querendo fazer uma renovação.

                O cristal pode ser de uso pessoal, que é aquele que anda com você na forma de um discreto pingente, pulseira, anel, ou até mesmo dentro da bolsa, mochila, no carro e etc. Também Podem ser de uso externo (cura para terceiros), na produção de elixires, que podem ser água energizada com as pedras dentro, cremes hidratantes, óleos e etc.
               
                Vou deixar o modo de preparo de um elixir externo:

                Lave bem os cristais. Encha uma jarra d'água (potável) e coloque-os na mesma. Sintonize-se no problema da pessoa. Com sua energia pessoal, imponha as mãos sobre a água e comece fazer a visualização, imaginando que qualquer tipo de problema, perturbação, está sendo aniquilada em meio as suas energias, e os outros agentes ativos. Coloque música suave. Após o processo de imposição de mãos (que deve durar 5 minutos), deixe o elixir recém criado por você em temperatura ambiente por mais 24 horas, vá bebendo aos poucos e você verá os resultados.

                Caso você saia da sintonia, a cura pode não funcionar, a pessoa irá beber em vão. Lembrando também que pode acontecer do problema da pessoa ser uma queima de carma, nesse caso, ele pode ser aliviado, mas não totalmente curado, pois a dificuldade está ali para o melhoramento daquela alma.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Efeitos Físicos


Há muito tempo, ouço falar nesses fenômenos de aparições de objetos que as pessoas nunca tinham visto em suas casas, assim como o sumiço dos mesmos, aparição de agulhas no interior de corpos humanos sem a vítima ao menos se lembrar de como aquilo aconteceu.

Nos grupos de estudos espíritas, isso são os chamados efeitos físicos, ou seja, é a ação de um espírito sobre a matéria, com o auxílio de um médium doador de uma energia bioplasmática, o ectoplasma das células (sendo que até hoje não consegui entender como se daria o processo de transferência) que se combinaria com as energias do espírito e ele poderia agir diretamente sobre a matéria, podendo assim movimentar, bater, fazer flutuar e quebrar qualquer tipo de material, não importando a sua densidade (massa e extensão).

Eu nunca vi fenômenos desse tipo acontecerem, mas pessoalmente já presenciei no mínimo coisas estranhas. Estava deitado no sofá, vendo televisão, e de repente, em menos de um segundo, a porta da estante abre e fecha sozinha.

Há pouco tempo, estava de posse da Revista Cristã de Espiritismo, que fala sobre o assunto de forma clara. No caso específico é Apport e Endopport. Achei interessante, e resolvi deixar um trecho da matéria. Espero que gostem.

Antes de tudo, já que vamos utilizar termos estrangeiros de origem francesa, vamos esclarecer o que significam. Segundo o dicionário Larousse, a palavra “apport” vem do infinito o verbo “apporter”, que significa “trazer”, enquanto que “Endopport” significa “trazer para dentro”.
Mas, afinal de contas, o que vem a ser apport e Endopport? De acordo com estudiosos das manifestações mediúnicas, especialmente os fenômenos do vampirismo nos quais estão incluídas estas palavras, Apport e Endopport estão classificados na parapsicologia com o nome de “psi-kapa”, ou seja, são fenômenos de efeitos físicos dentro do espiritismo.
O apport é o fenômeno de introdução de objetos em locais ou móveis fechados. Por exemplo: uma flor, uma cadeira, uma pedra e etc..., são transportadas para uma sala totalmente fechada e sem nenhuma abertura por onde esses objetos possam passar. William Crookes, cientista e estudioso da doutrina que, a princípio, não acreditava nessa possibilidade e desafiou os espíritos a fazer uma coisa muito mais simples: baixar o prato de uma balança lacrada de laboratório. Porém, ao prosseguir em suas pesquisas, Crookes viu e constatou a veracidade do fenômeno com objetos maiores e, muitas vezes, bastantes pesados conforme relata em seu livro fatos espíritas.
No entanto, nas atuais pesquisas da parapsicologia, esses fenômenos considerados como fenômenos de ação diretamente da mente sobre a matéria foram e continuam sendo produzidos. Até mesmo corpos humanos podem ser transportados de um local para o outro sem que se perceba por onde passaram. 
Mas porque fenômenos como esses acontecem e com que objetivo? Os espíritos perturbadores se valem desse fenômeno para assustar ou amedrontar suas vítimas. O prof. Friedrich Zollner, em seu livro física transcendental, relata suas experiências com esses fenômenos na universidade de Leipzig, na Alemanha. Pesquisadores da universidade de Kirov, na Rússia, constataram e explicaram a mecânica destes fenômenos como sendo produzidos por emissões de corrente energética do corpo bioplasmático (perispírito) do médium. Assim, apesar das críticas, está perfeitamente confirmada a existência do apport. Quanto ao fenômeno de Endopport, ele é um pouco mais complexo, pois se refere à introdução de objetos no corpo humano. Ele ainda não teve uma explicação científica suficientemente comprovada por experiências de laboratório. Encarnado com desconfiança no próprio meio espírita, apenas ultimamente, pela multiplicação de suas ocorrências, é que vem despertando a atenção dos estudiosos e pesquisadores. Concorre muito para esse desinteresse o fato do Endopport ser considerado, na medicina psiquiátrica, como um simples ato de autoflagelação.
O endopport está intimamente ligado aos casos de vampirismo (obsessão) e os observadores espíritas o consideram um fenômeno bifronte, pode ser autoflagelação em alguns casos ou efeitos físicos em outros. E mesmo nos casos de possível autoflagelação, é admissível a interferência do obsessor em suas manifestações
.
NOTA: O trecho em itálico foi retirado da Revista Cristão de Espiritismo- Edição Especial - ano 2 - n° 06 - março / abril de 2003.

terça-feira, 20 de março de 2012

Oração à Mãe Terra


Para todos aqueles que acordaram com a mente cheia de tribulações, refreada pela angústia, cheio de amarguras... Aqui vai a oração à mãe terra. Talvez a comunhão com a natureza ajude a acalmar os corações aflitos. 

Abençoado seja o filho da luz,
Que conhece a tua mãe terra,
Pois é ela a doadora da vida.
Saibas que a tua mãe terra está em ti e tu estas nela.
Foi ela quem te gerou e quem doou a vida,
E te deu esse corpo que um dia tu lhe devolverás.
Saibas que o sangue que corre em tuas veias,
Nasceu do sangue da tua mãe terra,
O sangue dela cai das nuvens,
Jorra no ventre dela, borbulha nos riachos das montanhas, flui abundantemente nos rios das planícies.
Saibas que o ar que respiras,
Nasce da respiração da tua mãe terra,
O alento dela é o azul celeste das alturas do céu,
E os sussurros das folhas na floresta,
Saibas que a dureza dos teus ossos,
Foi criada dos ossos da tua mãe terra,
A luz dos teus olhos, o alcance dos teus ouvidos,
Nasceram das cores e dos sons da tua mãe terra,
Que te rodeiam feito as ondas do mar cercando o peixinho,
Como o ar tremelicante sustenta o pássaro.
Em verdade te digo, tu és um com tua mãe terra, ele está em ti e tu estas nela,
Dela tu nasceste,
Nela tu vives e para ela tu voltarás novamente,
Segue, portanto as suas leis,
Pois teu alento é o alento dela,
Teu sangue o sangue dela,
Teus ossos os ossos dela,
Tua carne a carne dela,
Teus olhos e teus ouvidos também são dela.
Aquele que encontra a paz na tua mãe terra,
Não morrerá jamais.
Conhece essa paz na tua mente,
Deseja esta paz ao seu coração,
Realiza esta paz com seu corpo.

Evangelho dos Essênios


domingo, 18 de março de 2012

A Evolução Moral e Intelectual do Homem


Livro: A Transição Planetária do Homem
Autor: Djalma santos 
Breve trecho onde é demonstrada a história da evolução intelectual do homem

A partir do século XVII, apareceram com mais nitidez as luzes da inteligência humana, com a teoria formal da lógica indutiva, descoberta pelo inglês Francis Bacon; Descartes formulou a geometria analítica; Torricelli inventou o barômetro;  Boyle descobriu a relação entre a pressão e o volume do gás; Blaise Pascal lançou as bases da hidráulica; Isaac Newton apresentou a teoria da gravitação, da mecânica e do cálculo, e ainda as leis do movimento, da teoria corpuscular da luz e o teorema binominal; No século XIX, muitas novidades aparecem: Kirchhoff descobre a espectroscopia; Edson descobre a lâmpada; Darwin pública a teoria da origem das espécies por via da seleção natural; James Maxwell estrutura a teoria matemática da radiação eletromagnética;

Breve trecho onde é demonstrada a história da evolução moral do homem

Inquisição medieval: Fundada em 1184 no Languedouc (Sul da França); 1914 a 1918 – Acontece a 1º guerra mundial; 1932 - É descoberta a bomba nuclear; 1939 a 1945 – Período da 2º guerra mundial; Agosto de 1945 - É lançada a bomba nuclear em Hiroshima e Nagasaki; 11 de Setembro de 2001 – Acontece o maior atentado terrorista nos EUA; 2001-2003: Crise do desarmamento iraquiano; Aumento no consumo de gasolina afeta metas ambientais; Violência já matou mais de 9.000 pessoas em um ano de revolta, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH); Indústria do fumo tem aumento percentual; Índice de assaltos no Brasil é alarmante.

Conclusão

Em todos esses anos, o homem evoluiu bastante em intelectualidade, Porém, moralmente, a evolução foi praticamente nula. Vimos ao longo da história, grandes descobertas, invenções incríveis... Assim como também vimos a maioria dessas invenções serem usadas para promover grandes guerras, assassinatos, injustiças e etc. A ciência que deveria ser usada na linha construtiva, foi utilizada na linha destrutiva. 

Na sociedade, ainda presenciamos preconceito racial, social, religioso... Pessoas enganando seu semelhante, tirando vantagem, roubando, matando, seqüestrando, desmatando florestas, maltratando animais, jogando lixo nos mares, acabando com os recursos hídricos, destruindo a camada de ozônio, provocando efeito estufa...

Presenciamos a passagem de grandes pessoas, como Dalai Lama, Madre Tereza, Chico Xavier, Mahatma Gandhi e etc., a fim de auxiliar o progresso moral do homem, mas mesmo com toda essa gama de ensinamentos e exemplos nós continuamos cometendo os mesmos absurdos, desafiando as leis naturais a todo o momento, provando que aprendemos muito pouco e que ainda há de caminharmos bastante em matéria de moralidade.

O planeta sofre! Nós vivemos em uma atmosfera negra, psicosfera angustiante, cheia de tristeza, egoísmo, vaidade, inveja, doenças e outros sentimentos negativos. Trilhamos um caminho de dor e sofrimento ao longo desses milênios, mas gradativamente a humanidade crescerá e a treva será dissipada por total.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Outono

Faltando poucos dias para a chegada do outono, eu acordo em meio aos raios de luz entrando pela minha janela. Fui inspirado a falar um pouco sobre esta estação, que sucede o verão e antecede o maravilhoso inverno, estação onde há queda de temperatura, as folhas ficam amareladas e caem, a colheita é farta e as noites são mais longas que os dias.

No hemisfério Sul tem início entre 20 e 23 de março. Já no Hemisfério Norte, tem início entre 20 e 23 de setembro.

Antigamente, o outono era comemorado como a festa da colheita, onde o Deus (Que era Mabom, pois cada estação do ano possuía um Deus ou Deusa correspondente) começava a demonstrar sua fraqueza (velhice). Derramava-se leite sobre a terra para agradecê-la por sua fertilidade e bondade durante o ano.  

O outono é a estação que traz o equilíbrio. Tanto material como espiritual. Época onde a alma pode conectar-se com mundos superiores, propiciando comunicações com entes queridos, grandes inspirações espirituais, canalização de boas energias para que possamos aquietar nossos corações cheios de angústias, tristezas e raiva.

Excelente estação para fazer reflexões, praticando meditações em cima de suas decisões que foram e que ainda serão tomadas. Procurar os erros e acertos. Pedir ajuda aos guardiões da natureza para que eles irradiem boas energias para sua casa e seu trabalho. Acender incensos e velas perfumadas para atrair bons fluídos. Um bom banho de ervas também ajuda a renovar o astral. Procurar sair para locais em meio à natureza, como reservas naturais, cachoeiras, praias (a água do mar é excelente purificadora), trilhas florestais... Tudo isso ajuda na eliminação de energias negras, que pesam no seu corpo e te incitam ao desânimo.

Uma frase que vi há pouco tempo e que traduz bem o outono é essa de Dalai Lama: Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.

Portanto nessa estação possuidora de um esplendor especial, abra seus olhos para o lado espiritual, siga os conselhos de seus guias, faça uma boa leitura, pendure símbolos de poder na sua porta, escute uma boa melodia, trabalhe seu lado esotérico e você verá que sua vida dará uma reviravolta. Você ficará em paz com sua própria consciência!